Liturgia Diária
   (24) 3361-2258
  Liturgia Diária
  Santo do dia

  (24) 3361-2258

Domingo de ramos: Jesus, o caminho da alegria

Com esse domingo inicia-se a Semana Santa. Todas as celebrações, leituras, reflexões e envolvimento dos cristãos, que marcam a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa, devem tirar as pessoas da prática do indiferentismo. A vida não pode ser um “tanto faz, tanto fez”, sem responsabilidade cristã e social. Também não podemos ser intolerantes, porque Jesus nos incluiu a todos.

Em geral, vivemos num mundo de preconceitos, que projeta diferenças entre as pessoas. Falamos de puras e impuras, melhores e piores, maiores e menores. Preconceitos que devem ser trabalhados de maneira a formar comunidades de indivíduos diferentes, com diversidades, mas unidos no mesmo objetivo cristão: o bem de todos, com dimensão humana, mas projetada para as coisas do alto.

No caminho da Paixão de Jesus, que começa com a benção dos ramos, o cristão deve mudar a partir da escuta da Palavra de Deus e pela fidelidade diante dela, mesmo que isto custe sacrifícios. É o que esteve bem presente nas posturas de Jesus Cristo, no seu testemunho de autenticidade, culminando com a morte na cruz.

Ouvir a Palavra de Deus tem muito a ver com a obediência diante das propostas do Evangelho. Com isto não perdemos o rumo da estrada e nem ficamos inativos, estagnados em nosso mundo privatizado pelo egoísmo e pelo individualismo estressante. A morte de Jesus na cruz foi a chave de libertação e de superação de todas as fraquezas que impedem as pessoas de serem perfeitas.

No condicionamento humano, existem os anônimos que nos rodeiam e estão por aí mendigando o direito de voz e de esperança, aguardando uma mão estendida para que sejam também reconhecidos como serem humanos. Foram os preferidos do Senhor, que recebiam Dele o carinho e o reconhecimento de sua dignidade.

Olhando para Jesus a partir do Domingo de Ramos, devemos entender que o sentido da vida não está no status, no orgulho próprio e nem no privilégio pessoal, mas na capacidade de prestar serviço aos outros, reconhecendo neles a imagem e semelhança do Senhor.

Fonte – www.cnbb.org.br